José Santa Cruz, ator e dublador brasileiro, morre aos 95 anos
- Rodrigo Mota

- Apr 26, 2024
- 2 min read
O ator e dublador José Santa Cruz, conhecido por seus trabalhos na dublagem de personagens como Dino, Magneto e J. Jonah Jameson, morreu aos 95 anos de idade, na tarde desta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro.
Cidadão natural da cidade de Picuí, no estado da Paraíba, o "Santinha", como era popularmente conhecido pelos seus colegas de trabalho, também participou como ator em programas da TV, como 'Zorra Total' e a novela 'Espelhos da Vida', no ano de 2019.

Além dos citados, Santa Cruz também participou das dublagens de produções como 'O Mágico de Oz', 'Família Dinossauros', 'Todo Mundo Odeia o Chris', 'Transformers' e 'Star Wars', oferecendo sua voz aos personagens Homem de Lata, Dino, Senhor Omar, Megatron e Obi-Wan Kenobi, respectivamente.
Antes de sua passagem na TV Tupi e TV Globo, Santinha iniciou sua carreira artística ainda no Piauí, ao atuar como locutor e radialista aos seus 18 anos de idade, substituindo um colega de trabalho de uma rádio.
Guilherme Briggs presta homenagem ao 'Santinha'
O dublador e diretor de dublagem Guilherme Briggs foi um dos primeiros do ramo a compartilhar a sua homenagem. Acompanhado de um texto sincero e emocionante, Briggs, que já trabalhou com Santinha em diversos projetos, publicou em seu Instagram uma pequena leva de fotos em seu ambiente de trabalho.
Confira a publicação na íntegra:
Informações sobre o velório
De acordo com informações divulgadas pelo portal G1, Yves Franco, neta de José Santa Cruz, confirmou que o velório do ator será realizado no Cemitério do Cajú, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, durante a tarde deste sábado, 27.
A respeito da causa da morte, a família do dublador ainda não divulgou a informação para nenhum veículo de comunicação até o momento.

.png)





Comments