top of page

UCCONX: Como foi o polêmico evento geek?

  • Writer: Lucas Barbosa
    Lucas Barbosa
  • Aug 2, 2022
  • 2 min read

Updated: Aug 3, 2022

Na última semana, entre os dias 27 e 31 de julho, foi realizada a primeira edição do UCCONX, convenção que reuniu os universos geek, pop, urban, asian e nerd. Prometendo ser uma imersão imersiva e inesquecível ao público, o evento trouxe alguns nomes como Rupert Grint (Harry Potter), Dacre Montgomery (Stranger Things) e Ian Somerhalder (The Vampire Diaries).


O ambicioso festival já começou com um grande problema: diversos colaboradores mencionaram, através das redes sociais, que não tiveram seus salários pagos pela organização do evento. E é por aí que queremos começar.


Um evento precisa de diversas pessoas, ideias, opiniões e argumentos para funcionar perfeitamente - e eu tenho toda a certeza do mundo que os colaboradores fizeram o maior esforço possível para que o UCCONX fosse a melhor experiência possível ao seu público. Portanto, é realmente triste ver que as pessoas que deram seu melhor durante toda a organização não foram recompensadas por todo o seu empenho. É uma parte triste, problemática e absurda.


Essa questão, pelo visto, interferiu diretamente no evento. Nós ficamos surpresos ao chegar por lá na noite da quarta-feira: haviam pouquíssimas pessoas, atividades e stands. Entendo totalmente que é normal ter poucas pessoas no primeiro dia de evento, ainda mais se tratando de um dia de semana - mas foi realmente surpreendente ver um evento que prometeu tanto ter um espaço tão vazio. Infelizmente, era quase como se o evento não tivesse alma, nem coração.


Para piorar, a principal atração do evento, Millie Bobby Brown, cancelou sua participação, com um motivo que não ficou muito claro. E foi aí que tudo acabou piorando: memes e críticas lotaram as redes sociais, levando o nome da convenção aos trending topics do Twitter.


Além de tudo isso, a Artists Alley do evento, que prometia mais de 100 quadrinistas, artistas e desenhistas, teve seu espaço com apenas 10% das mesas preenchidas. Muitos artistas expressaram indignação com os valores abusivos cobrados pelo evento para a participação.


Vale dizer que nós, do Tomada, fomos tratados com um imenso carinho pelos colaboradores que estavam lá presentes - eles não tem culpa alguma dos ocorridos, afinal, só estavam fazendo seu trabalho. E também tenho a convicção que eles estavam fazendo o melhor para que tudo desse certo. Por isso, é injusto não mencionar alguns dos elementos positivos da convenção.



Nos últimos dias, felizmente, o evento acabou tendo uma leve melhora. Com a confirmação das atrações internacionais, como Rupert Grint e Ian Somerhalder, o evento respirou por aparelhos - finalmente estava parecendo uma convenção minimamente digna. Além dessas atrações, também vale mencionar a Área Gamer, que contou com diversos consoles para o público jogar e também com painéis de torneios de e-sports. Não posso esquecer de mencionar os cosplayers, que animaram bastante o público, e, claro, dos pouquíssimos artistas presentes na Artists Alley. Costumo dizer que os artistas e cosplayers são sempre a alma de qualquer evento geek.


É impossível falar do UCCONX sem seus diversos problemas durante sua organização até a execução. Houveram, de fato, bons atributos, mas, para sua próxima edição, será mesmo necessário repensar alguns fatores e ter uma maior consideração e carinho com seus funcionários, membros e organizadores.


1 Comment


Thiago Monteiro Alves
Thiago Monteiro Alves
Aug 02, 2022

Há de se considerar que o evento era uma idealização desde 2019, ou seja, na época pré-pandemia. Por uma troca de produtores, refletiu-se por todo o evento - contribuindo para um "fracasso" comercial, afugentando parcerias comerciais pelo abuso de valor e sem contar com a polêmica retenção de venda: 5% de toda venda iria para a produção, além de receber os créditos em até um mês - e não podendo fazer uma venda externa, por fora das regras enclausuradas.

Like

© 2020-2021 Tomada Hypada - Carregue seu hype e junte-se a nós!

bottom of page