top of page

'Enola Holmes' traz história leve e com temáticas importantes

  • Writer: Lucas Barbosa
    Lucas Barbosa
  • Sep 26, 2020
  • 2 min read

Updated: Sep 7, 2021

Enola Holmes, filme baseado na saga literária de Nancy Springer, chegou ao catálogo da Netflix na última quarta-feira (23). O longa tem a direção de Harry Bradbeer e conta com Millie Bobby Brown, Sam Claflin, Henry Cavill e Helena Bonham Carter no elenco.  


A trama segue Enola Holmes, a irmã mais nova do detetive Sherlock (Henry Cavill), que entra numa jornada para desvendar o desaparecimento de sua mãe (Helena Bonham Carter) ao mesmo tempo que tenta fugir dos planos de seu irmão mais velho, Mycroft (Sam Claflin), de a colocar num colégio interno. O longa é uma história de amadurecimento de Enola, que tem um pensamento completamente diferente das ideias patriarcais estabelecidas no século XIX. E esse é um ponto crucial do filme: durante grande parte da história, a protagonista lida com essa divergência de ideias, ainda mais pela obra retratar o período do sufrágio feminino.



Divulgação: Netflix



O forte relacionamento com sua mãe tem uma alta influência aqui, afinal, Enola herda seus princípios de Eudoria Holmes. Porém, o filme abusa de flashbacks dos diversos ensinamentos da matriarca da família Holmes, algo repetitivo e que pode incomodar um pouco. Por outro lado, Enola Holmes por vezes quebra a quarta parede e interage com o espectador, transbordando carisma e leveza. Isso acaba sendo um reflexo do filme, que junta uma narrativa leve e divertida com elementos de detetive.  


O grande destaque é Millie Bobby Brown, que faz um excelente trabalho como a protagonista. A atriz esbanja fluidez e naturalidade no papel de Enola, e em momento algum tem seu protagonismo ofuscado pelo Sherlock Holmes de Henry Cavill. A versão do famoso detetive vivida pelo ator é diferente das outras versões do personagem, porém, se encaixa perfeitamente na trama e no contexto do filme. Sam Claflin, que entrega um Mycroft Holmes odiável, também é um dos pontos positivos, assim como Louis Partridge, que interpreta o jovem Lorde Tewksbury. 


Ao mesmo tempo que lida com temáticas importantes, Enola Holmes consegue ser um filme simples, leve e com muita personalidade, sendo indicado para quem quer ter um bom momento de diversão.


NOTA: 8,0




Comments


© 2020-2021 Tomada Hypada - Carregue seu hype e junte-se a nós!

bottom of page