'O Gambito da Rainha' traz história humanizada sobre xadrez
- tomadahypada
- Nov 15, 2020
- 2 min read
Updated: Jan 15, 2022
'O Gambito da Rainha', minissérie baseada no romance de Walter Tevis, chegou em outubro na Netflix. A história acompanha Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma jovem dos anos 50 que foi abandonada em Kentucky. Durante o orfanato, ela descobre que tem talento para o xadrez, e entra numa jornada para se tornar a campeã mundial do jogo.
Na trama, acompanhamos onde tudo começou para a protagonista desde sua infância. É interessante ver como foi representado o lado humano de Beth: durante sua jornada, que é narrada linearmente, a personagem passa por diversos problemas, incluindo o alcoolismo e o vício em um calmante, adquirido logo quando criança.
Ao explorar o xadrez, a personagem encontra uma fuga da vida real, porém, seus futuros vícios a atrapalham nisso, e essas falhas acabam tornando-a mais humana. Inclusive, admitimos que o receio para assistir foi o fato de achar que ficaríamos perdidos durante as partidas, afinal, não entendemos muito sobre o jogo. Porém, os duelos trazem muita emoção, que influenciam o espectador a torcer por Beth da mesma forma que este tende a torcer por um time de futebol.

A série acaba até mesmo criticando a forma individualista dos norte-americanos: durante os campeonatos, a protagonista faz alguns amigos, e por vezes eles tentam ajudá-la. Há uma menção de que os americanos estão atrás dos russos no jogo por conta do individualismo, e isso fica explícito durante uma cena em um dos torneios. Claro que há alguns tropeços, e por vezes o ritmo se torna lento por conta de algumas cenas que não fortalecem a trama, porém, tal fato não atrapalha a experiência.
Taylor-Joy, sem dúvidas, merece aplausos. Por vezes, a série se prende muito em sua atuação, o que não é bem um problema, já que a atriz é impecável em seu papel principal. A ambientação e figurino são invejáveis, retratando perfeitamente a década de 60. A trilha sonora, composta por Carlos Rafael Rivera, é belíssima e profunda, respeitando todo o contexto da trama.
'O Gambito da Rainha' é uma das grandes surpresas do ano, afinal, traz uma temática que pode ser confusa para muitos, porém, tudo é retratado de uma forma fluída, humanizada e até emocionante. Xeque-mate!
.png)





Comments